Domingo 20 Abril 2014
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Líderes da Industria

Entrevista do mês: Cadastro Positivo

Para ampliar o debate e compartilhar as parcerias entre a CMS e as empresas líderes da indústria de Crédito e Cobrança, a Credit Performance on-line publicará mensalmente entrevistas com grandes nomes do mercado. No mês de Julho, trazemos para você nosso leitor uma entrevista com Nival Martins, Superintendente do SPC Brasil – o Serviço Nacional de Proteção ao Crédito.



Nival Martins Silva Júnior é Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); atua como Superintendente do SPC Brasil há cinco anos e coordena o Grupo de Melhoria de Produtos e Grupo de Desenvolvimento de Negócios do SPC Brasil. É instrutor de seminários de SPCs, coordena o trabalho de atualização e modernização do Regulamento Nacional dos SPCs, integrando o Conselho Editorial do Informativo Jurídico da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL.

CP online - O ano de 2013 está sendo um ano de mudanças. Acompanhamos o aumento da Selic, os índices de desenvolvimento em queda e de inflação e taxas de juros em alta, por exemplo. Desta forma, o senhor poderia fazer um panorama sobre o atual cenário macroeconômico do país?
Nival Martins – Nós percebemos, nitidamente, o consumidor e o próprio empresário bastante cautelosos esse ano, pois 2013 está sendo um ano diferente do ano passado. Há crescimento, mas notamos um crescimento contido devido aos índices de inadimplência. E houve também uma queda na atividade econômica. De acordo com os indicadores divulgados pelo SPC Brasil, as vendas - principalmente as vendas a crédito – têm caído ao longo do mês e ficado abaixo das vendas registradas em 2012 - comparadas com o mesmo período do ano anterior.
O próprio cenário econômico sinaliza o crescimento da situação e, atento isso, o Governo está tomando algumas medidas: aumentando a Taxa Selic para controlar a inflação e, também, aumentando o custo do financiamento.
Ainda que sejam aumentos pequenos na Selic, já estamos no terceiro consecutivo, o que resulta no encarecimento do crédito para o consumidor e que, de certa forma, até desestimula a tomada de crédito a prazos maiores.

CP online – E quais são as projeções para o segundo semestre?
NM – Acredito que o segundo semestre não será muito diferente que o início do ano. Tivemos uma leve queda – ainda que pequena - na oferta de postos de trabalho e assim, o nível de emprego não está tão bom como estava no ano passado.  Desta forma, não tenho uma perspectiva muito diferente do que já vem acontecendo nesse primeiro semestre do ano.

CP online – Qual é a atuação do SPC Brasil frente a esse cenário atual?
NM – Estimulamos os empresários a melhorarem as ferramentas de crédito que são adotadas atualmente. Buscamos que ele melhore as formas de conceder o crédito, para que os níveis de inadimplência sejam reduzidos, inclusive as eventuais perdas na concessão de crédito. O empresário deve estar mais precavido e ter mais cuidado, observando se aquele consumidor já não está muito endividado – o qual acaba oferecendo um risco maior em uma determinada operação – em relação a financiamentos e empréstimos anteriores.
Há um aspecto positivo nesse cenário, mesmo não surtindo um efeito tão rapidamente. É o Cadastro Positivo. Embora já esteja aprovado pela Legislação há vários meses, ele só foi regulamentado no segundo semestre do ano passado. Não tenho dúvidas de que o Cadastro Positivo inaugura uma nova fase na avaliação em concessão de crédito, pois tal avaliação é capaz de limitar a existência de dívidas que não foram quitadas pelo consumidor.
Com o Cadastro Positivo, uma quantidade de informações ficará à disposição do empresário e, assim, com o passar do tempo, o credor terá condições para avaliar o crédito com base no comportamento de pagamento e os valores que aquele consumidor está habituado a lidar com o crédito.
Ao realizar uma avaliação, o empresário conseguirá ter informações sobre o consumidor. Por exemplo, o consumidor João: ele tem um celular da TIM e sua conta é de 500 reais por mês. João fez uma compra de um carro e, nos últimos 24 meses, ele pagou as prestações sempre em dia, apenas com pequenos atrasos. O João também comprou uma geladeira nas Casas Bahia e pagou em 10 vezes sem atraso. Ao utilizar o Cadastro Positivo, o empresário conhecerá o comportamento de pagamento deste consumidor, resultando em uma maior segurança durante a concessão de crédito.
Estamos vivenciando agora uma fase de aculturamento da sociedade como um todo, na qual devemos tornar o Cadastro Positivo um pouco mais conhecido pelo empresário e também pelo consumidor, já que o modelo adotado no Brasil é diferente dos outros países.
No modelo Brasil, o processo é iniciado com os consumidores que estão fora do Cadastro Positivo. Ou seja, ele tem que manifestar de maneira inequívoca sua vontade de entrar para o Cadastro e, então o trabalho acaba sendo maior. Assim, o empresário deve obter a autorização, a adesão ao Cadastro pelo consumidor, depois de começar a arquivar as informações sobre aquela pessoa.

CP online – Quais são os destaques do SPC Brasil em 2013?
NM – Em 2013, o SPC Brasil lançou um site no qual o consumidor pode comprar crédito e realizar consultas pela internet sobre empresas e consumidores. Por exemplo, nos negócios realizados na organização de festas de casamento, compras de imóveis, etc. Um consumidor que vai comprar em uma empresa que fabrica móveis, por exemplo, e terá que realizar o pagamento para receber daqui a alguns meses. Ele poderá consultar o crédito daquela empresa para averiguar se aquela empresa tem honrado com seus compromissos ou se tem dívidas em atraso, para confirmar se há algum risco para aquela operação. Esta é uma ferramenta para facilitar a vida do consumidor, que poderá pesquisar sobre quem está fazendo algum negócio e ter a segurança de aquela pessoa tem o nome limpo ou está em recessão de crédito.

CP online – Como nossa parceira Diamond, quais são as expectativas do SPC Brasil para o 9º Congresso Nacional de Crédito e Cobrança, que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo?
NM – O 9º Congresso Nacional de Crédito e Cobrança é muito interessante, pois reunirá debatedores, expoentes e profundos conhecedores da indústria. É um ambiente extremamente favorável para anunciar, divulgar produtos, fazer contatos e para o relacionamento com os nossos atuais e futuros clientes. As expectativas são muito boas.

CP online – O tema do CMS Fórum Brasil 2013 é “Alianças Inteligentes: o Crédito no Brasil pensado estrategicamente para gerar crescimento”. De que maneira essas alianças podem contribuir para o crescimento da indústria e da economia do país?
NM – A formação de alianças é sempre importante e pode ser bastante positiva, pois você soma a algo em que você é forte - que você já tem mercados e clientes – com outro parceiro que agrega valor para aqueles clientes que você já tinha. Você agrega know-how, expertises, para tornar mais rápido o nível de desenvolvimento dos produtos. Ao juntarmos nosso produto com o de um parceiro, oferecemos mais oportunidades para o cliente. Buscamos sempre oferecer produtos melhores para reduzir a inadimplência, trazer mais segurança às operações e melhorar a recuperação de crédito.

CP online – Em sua opinião, quais temas precisam ser essencialmente discutidos pelos líderes desse mercado?
NM – Acho que os temas principais que poderiam ser discutidos são: Cadastro Positivo; as ferramentas que dão suporte às vendas não presenciais, como o e-commerce, as vendas online; e as ferramentas para o combate à fraude, pois este ainda é um problema importante dentro das empresas.

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