Quais as causas da baixa produtividade entre os brasileiros?


Pouco investimento em tecnologia e baixa escolaridade estão entre os motivos

Em tempos de crise nacional, alguns dos maiores desejos dos empresários são reduzir os custos e aumentar a produtividade. O segundo item, no entanto, parece estar tão distante quanto a Terra da Lua. Não é piada: um colaborador norte-americano produz o equivalente a quatro brasileiros. Qual será o motivo?

A constatação foi descoberta em pesquisa realizada pela Conference Board, organização americana reunindo cerca de 1.200 empresas públicas e privadas de todo o mundo. A causa de tamanha discrepância está em quatro fatores: baixo nível educacional, falta de mão de obra qualificada, infraestrutura deficitária e os poucos investimentos em inovação e tecnologia no país.

Ainda segundo o levantamento, a efetividade costuma ser menor em trabalhos maçantes. Para Carlos Henrique Mencaci, Presidente da Total IP, a resposta para essa última questão pode estar nas características da Geração Y: jovens multitarefas e ávidos por estímulos.

“É muito difícil se adaptarem a funções operacionais, tão características de uma etapa inicial de cobrança, por exemplo. O mais indicado seria direcionar uma URA para as questões simples e passar para os operadores apenas as ligações desafiadoras, tendo assim uma maior probabilidade de concretizar a negociação e bater as metas”, explica o executivo.

Para quem quiser ir mais a fundo no tema produtividade e motivação, a cidade de Porto Alegre recebe, no próximo dia 24, o Crédito Regional de Crédito e Cobrança Sul. Mencaci participa de um debate, às 16h, com o tema  “O futuro está aqui: novas tecnologias que revolucionarão o ciclo de crédito”.

Serviço:

2º Congresso Regional de Crédito e Cobrança Sul

Dia: 24 de junho

Local: Associação Leopoldina Juvenil

Endereço: Rua Marquês do Herval, 280 – Moinhos de Vento – Porto Alegre, RS

Horário: 10h às 18h (credenciamento a partir das 9h)

Site: http://www.cmspeople.com/eventos/2015/brasil/porto-alegre/

1 reply to this post

Deixe uma resposta

.footer-main { background:none; }