Retrospectiva CMS 2015: a integração dos executivos do crédito no Brasil e no mundo


Em ano de recessão econômica, a indústria de crédito precisou, mais do que nunca, de novas ideias e estratégias para enfrentar as dificuldades. A CMS apostou na inovação e percorreu o Brasil e o mundo, integrando os líderes e tomadores de decisão da indústria, promovendo uma rede de conhecimento e networking. Confira a retrospectiva da CMS em 2015!

Primeiro Semestre
Brasil de Norte a Sul

No primeiro semestre de 2015, a CMS viajou de uma ponta à outra do Brasil, levando dois grandes
encontros de líderes da Indústria de Crédito e Cobrança ao Ceará e ao Rio Grande do Sul.

Em abril, Fortaleza recebeu o Seminário Internacional Cobrança Efetiva na Era da  Hiperconectividade com a presença da especialista argentina Silvana Mora. O encontro, que reuniu cerca de 100 executivos das regiões norte e nordeste, discutiu as tendências mundiais e latino-americanas em termos de hiperconectividade e as formas de usar essas tecnologias a favor do serviço de cobrança.

Silvana Mora, que também realizou este seminário em outros países da América Latina, afirma que o Brasil representa um bom papel diante dos vizinhos. “O setor de cobranças da América Latina está começando a se nivelar. Há países, como é o exemplo do Brasil, que se desenvolveram após atravessarem etapas de expansão de crédito e recessões, o que fez com que eles amadurecessem a atividade.”, aponta Silvana.

No dia 24 de junho a cúpula de líderes desembarcou em Porto Alegre para o 2º Congresso Regional de Crédito e Cobrança Sul. Reunindo cerca de 200 líderes da região sul do Brasil, o evento contou com importantes nomes do mercado, como o economista e diretor da UADE Business School (Argentina) Juan Lozada; o vice-presidente do Banrisul, Irany Sant’Anna Junior; o Superintendente de Relações Institucionais do BRDE, Rogério Penetra; a diretora executiva da Agiplan, Marines Bilhar; o Superintendente de Estratégia de Crédito da Sicredi, Edson Scheider; a
vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – RS, Crismeri Delfino Corrêa; entre outros.

Segundo Semestre
Percorrendo o mundo : de Chicago à Belo Horizonte

O segundo semestre começou em grande estilo: cerca de 40 executivos embarcaram junto com a CMS rumo à Chicago para o CMS Credit Field Trip Chicago que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de agosto. O grupo, composto por representantes do Brasil, Chile, Argentina, México, Estados Unidos, Jamaica e Guatemala, passou três dias visitando as empresas líderes de Crédito & Cobrança e expandindo fronteiras através do intercâmbio de ideias, experiências e melhores práticas. Foram feitas visitas às sedes da TransUnion, empresa especializada em serviços creditícios; da Teleperformance, empresa líder mundial em gestão multicanal terceirizada e da RevMed, uma das maiores empresas de Cobranças e BPO de Chicago. A programação também contou com palestras, coquetéis para networking e atividades extra congresso.

Federico Falcón, CEO da CMS, afirma que o encontro foi um sucesso. “Tivemos a oportunidade de percorrer as melhores empresas americanas do setor, conhecer as melhores práticas e fazer networking.”, afirma Federico.

Voltando ao Brasil, a capital mineira de Belo Horizonte sediou em setembro o 2º Congresso Regional de Crédito e Cobrança Sudeste e reuniu cerca de 150 líderes da indústria de crédito e cobrança na sede da CDL de Belo Horizonte.

Um dos destaques no evento foi a história de João Carlos Leite, presidente da Sicoob Saromcredi, que transformou sua vida e toda a história de uma cidade a partir das cooperativas de crédito. Para
Ariana Abreu, Diretora Comercial da Total IP, foi uma palestra muito agregadora para os líderes presentes.” Me encantei com sua história! Para ele, a crise não existe. Na minha opinião, a sua visão
é correta, pois nesses momentos é possível encontrar outras oportunidades para continuar prosperando nos negócios.”, comenta Ariana.

Novembro: Grand Finale!

Finalizando o ano com chave de ouro, São Paulo recebeu nos dias 10 e 11 de novembro o  11º Congresso Nacional de Crédito e Cobrança, que reuniu cerca de 1500 líderes da índústria.  O encontro também sediou o 13º Congresso Latino-americano de Crédito e Cobrança, que reuniu líderes da Argentina, Uruguai, México, Colômbia, Venezuela, Paraguai e Peru, o 1º Educrer – Fórum de Líderes em Educação Financeira e Crédito Responsável e o 1º Fórum Nacional de Cooperativismo de Crédito. 

O CMS Fórum 2015 foi pautado por soluções para enfrentar a crise que vem desestabilizando o Brasil desde o começo deste ano.

Para o presidente da CMS, Pablo Salamone, foi um desafio muito grande reunir respostas – ou pelo menos apontar para soluções inteligentes –  diante da crise: “Nossa maior preocupação foi a de reunir líderes que aceitassem o desafio de encarar a crise e apontar soluções para encontrarmos uma saída.”. Pablo também comenta que o setor precisa cada vez mais de inovação: “Os líderes da indústria de C&C precisam, mais do que nunca, repensar os modelos de negócios e buscar soluções inovadoras para conseguir retomar o crescimento do crédito.”, acrescenta Pablo.

1 reply to this post

Deixe uma resposta

.footer-main { background:none; }